Seguimos nossa série de posts sobre o ROI de UX. Nesta 5º parte, vamos explicar um pouco sobre técnicas que nos ajudam a garantir o ROI de UX. Lembrando que já falamos sobre como UX impacta as atividades de TI, dos benefícios de trabalhar UX junto com o marketing, os principais ganhos sobre o investimento em UX e como definir metas para as métricas.

1. Use Personas

É muito comum que equipes de desenvolvimento tenham que refazer parte do trabalho porque outras áreas da empresa alteraram ou criaram novos requisitos para o projeto.

Uma das maneiras de reduzir o custo com refações é estabelecer desde o início do projeto o foco nas necessidades do cliente e envolver as diferentes áreas da empresa nas definições do produto.

A criação e a utilização de Personas no início do projeto é eficaz para gerar sintonia entre as partes envolvidas e manter o foco no cliente em todas as etapas.

Personas devem ser construídas a partir dos resultados de pesquisas com usuários reais. Devem ainda refletir diferenças de comportamento e de necessidades com relação a um produto, e não necessariamente diferenças de dados demográficos.

Quando o projeto não utiliza Personas de qualidade, construídas de forma correta, pode haver uma perda do Retorno sobre o Investimento de até 4 vezes.

2. Crie Protótipos

Protótipos nos ajudam a materializar a ideia do produto. Deixá-lo palpável. Ele também é parte da documentação enviada para o desenvolvimento e, se bem feito, evita problemas de comunicação.

Protótipos se tornaram populares por bons motivos:

  • Permitem estimar o tempo de desenvolvimento e os custos com uma precisão 50% maior.
  • Reduzem as consultas de esclarecimentos à equipe de desenvolvimento em até 80%.
  • Diminuem em até 25% as refações e os consertos de bugs após o lançamento do produto.

3. Teste com usuários

Ao realizar Testes de Usabilidade, a equipe do projeto obtém maior segurança e embasamento para tomar decisões. Quanto antes forem realizados os testes com usuários maior será a economia e o retorno do investimento.

Os testes com usuários podem e devem ser feitos em protótipos, porque permitem avaliar a interface antes de ir para o desenvolvimento, ou seja, num momento em que fazer correções e mudanças de rota tem um custo bem mais baixo do que depois que se começa a trabalhar no código.

Mesmo quando realizados na interface pronta, os testes de usabilidade revelam onde há dificuldades de uso que precisam ser sanadas para que o usuário consiga fazer o que precisa e a empresa possa lucrar ainda mais.

Os testes podem reduzir os custos com suporte em até 90% (MacAfee ProtectionPilot software V)

Inspirado no infográfico de Frank Spillers “Making a Strong Business case for the ROI of UX” — Experience Dynamics Blog

A Certificação Internacional em UX, UX-PM 2 — “Executando UX” traz mais informações sobre personas, protótipos, testes de usabilidade e também sobre outras ferramentas de UX, sempre com foco em projetos, como atingir os objetivos do negócio e como atender às demandas de mercado.