Resolver um problema real que as pessoas têm é algo bem menos corriqueiro do que pode parecer. Esses dias estava lendo sobre o Alipay, um sistema de pagamento da gigante de e-commerce chinesa Alibaba, que é usado por milhões de consumidores, proprietários de lojas e outros comerciantes em toda a China (e em mais alguns poucos lugares, por enquanto).

A presidente do Alipay International, Sabrina Peng, disse numa entrevista: “Alipay não é apenas sobre pagamentos — trata-se de aumentar o relacionamento com os clientes. A ideia é trazer mais valor aos comerciantes e aos usuários. O pagamento nada mais é do que uma parte do processo de compra. Os comerciantes não querem um novo sistema de pagamento. Eles querem mais clientes”.

Foi a partir dessa visão que o Alipay iniciou o projeto para auxiliar os varejistas a se conectarem com os usuários da Alipay de todos os modos possíveis. Os comerciantes podem usar o Alipay para comercializar seus produtos e serviços, incluindo ofertas especiais, cupons ou vouchers. Os usuários do Alipay podem ver todos os comerciantes próximos, ver fotos, usar códigos de desconto exclusivos e ler/escrever comentários, o que resulta em mais tráfego, clientes e receita para os comerciantes. O sistema e o aplicativo de pagamento desempenham um papel importante no modelo, mas eles não são o fator principal para o sucesso do negócio.

O Alipay mostra que é essencial entender de verdade os usuários e o contexto para fornecer um valor agregado real e desempenhar um papel ativo no ecossistema desse contexto. As pessoas não estão interessadas em um novo aplicativo de pagamento, mas na facilidade, segurança e conveniência ao pagar pelas compras do dia a dia, enquanto que os vendedores só querem atrair mais clientes e vender mais.

Do mesmo modo que milhões de chineses foram direto para o celular, sem passar pelo computador, milhões de pessoas passaram do dinheiro para o Alipay, sem vivenciar a experiência de pagar com cartão de crédito. Tradicionalmente os chineses não gostam de ficar devendo a ninguém e essa é uma das razões pelas quais o cartão de crédito, que é uma forma de empréstimo, não faz muito sucesso por lá.

Fazer e receber um pagamento com o Alipay é estupidamente fácil, rápido, e seguro — garante a empresa. As transações são feitas através do celular usando um QR code, código de barras bem popular na China. É difícil encontrar um lugar que não aceite Alipay. Até os vendedores ambulantes aceitam Alipay. O cliente pede uma comida na rua, escaneia o código e o pagamento é realizado para o ambulante, basta apenas confirmar o valor no aplicativo.

Se o cliente for a uma loja ou a um restaurante, por exemplo, basta mostrar o QR code no celular dele e o pagamento da conta é efetuado. Já tem garçom colocando o QR code estampado no uniforme para o cliente escanear com o celular e assim deixar a gorjeta para ele. Não é preciso mexer com dinheiro ou cartão. Tudo é feito pelo celular, sem complicação e respeitando os aspectos culturais e sociais de fazer negócios no país.

Fila para pagar a compra na loja

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