Estamos rodeados de siglas por toda a parte, ouvimos nas reuniões, em livros de negócios em palestras, redes sociais etc. Mas nem todas conhecemos o significado delas, é o caso de ROI.

A sigla ROI vem do inglês “Return on Investment” e significa retorno sobre o investimento. É uma métrica financeira que mede o quanto a empresa ganha ao fazer um determinado investimento, e é calculada dividindo-se o lucro (ou prejuízo) obtido pelo valor que foi investido.

O ROI pode ser calculado – ou estimado – para qualquer investimento, seja uma nova plataforma tecnológica, uma campanha de marketing ou ações para melhorar a Experiência do Usuário (UX).

Medir o ROI de UX nem sempre é algo simples, direto e fácil. Por isso, vamos mostrar uma série de posts com algumas maneiras de se obter o ROI de UX. Na 1º parte, vamos tratar sobre como medir o ROI e qual o impacto das atividades de UX nos processos de TI.

Atividades de UX (Experiência do Usuário) podem reduzir ineficiências no Desenvolvimento

Em empresas de tecnologia, a velocidade na entrega dos projetos é primordial e as atividades de UX podem ajudar a cumprir os prazos apertados.

1 // UX Elimina em até 50% o desperdício de tempo no desenvolvimento

Há muitas metodologias de UX que ajudam a definir requisitos de usabilidade logo no início do projeto e isso evita refações.

2// UX reduz o tempo da tomada de decisões durante o desenvolvimento entre 33 e 55%

Quando se envolve o usuário, há mais segurança na tomada de decisões e na priorização das tarefas dos desenvolvedores – menos “eu acho” e mais “nós sabemos”.

3// UX foca em obter uma boa interface do usuário (UI)

A interface do Usuário (UI) em um software é:

  • 40% dos esforços de desenvolvimento
  • 47–66% do código total do projeto
  • responsável por 80% das correções imprevisíveis necessárias (os outros 20% são bugs)

4// UX ajuda a diminuir custos

As atividades de UX ajudam a evitar alterações no sistema quando já está pronto, e é muito caro ou muito tarde.


Inspirado no infográfico de Frank Spillers “Making a Strong Business case for the ROI of UX” — Experience Dynamics Blog