Seguimos nossa série de posts com algumas maneiras de se obter o ROI de UX. Nesta 2º parte, vamos falar sobre o ROI de UX nas atividades relacionadas a marketing. Lembrando que na primeira parte falamos sobre como UX impacta as atividades de TI.

O aplicativo está pronto, o site está no ar, o serviço já está funcionando, agora a aceitação e o uso pelos clientes são decisivos. Projetos sem clientes felizes falham. Medir o quanto seu produto é efetivo está relacionado ao ROI, da sigla em inglês, “Retorno sobre o investimento”, quer dizer, você obtém lucro quando seu cliente aceita, usa, aprova e indica seu produto.

Pesquisa realizada pela SandHill mostrou que 72% das grandes empresas que compram e vendem software acreditam que o fator mais importante para o sucesso de um software é o número de usuários que o adota contra 16% que acreditam que o mais importante são as funcionalidades do produto.

Para as consultorias de marketing, as ações de fidelização dos clientes, o engajamento, a satisfação e a intenção de compra são decisivos, principalmente em plataformas mobile.

Num e-commerce, por exemplo, quando as páginas são otimizadas para o mobile, as vendas podem crescer em até 30%, a taxa de rejeição cai em até 50% e há aumentos de até 70% na quantidade de produtos vendidos.

No entanto, algumas empresas não parecem muito convencidas disso e ignoram que:

  • 67% dos usuários tendem a comprar de sites que sejam fáceis de usar no celular ou tablet.
  • 53% dos consumidores abandonam um site mobile que demora mais de três segundos para carregar.
  • 43% dos clientes procuram o site de outra marca quando a experiência de comprar online no mobile é ruim.
  • 41% dos usuários dificilmente retornam ao site quando o site não é adaptado para seu smartphone.

Há benefícios ocultos do ROI de UX, quer dizer, a experiência do usuário significa menores custos para aquisição de clientes, menores gastos com suporte, aumento da retenção do cliente e aumento também da participação no mercado, que resultam consequentemente em aumento do lucro.

Fontes:

Infográfico de Frank Spillers “Making a Strong Business case for the ROI of UX” — Experience Dynamics Blog.

Think with Google.


Entender seu usuário como estratégia de negócio

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