Seguimos nossa série de posts sobre o ROI de UX. Nesta 4º parte, vamos explicar um pouco sobre como definir boas métricas a partir das metas de negócio. Lembrando que na primeira parte falamos sobre como UX impacta as atividades de TI, na segunda parte tratamos dos benefícios de trabalhar UX junto com o marketing e na terceira falamos quais são os principais ganhos sobre o investimento em UX.

Métricas podem parecer difíceis de estabelecer, mas quando são associadas a metas definidas logo no início do projeto fica mais fácil definir o que você precisa medir.

Empresas que investiram em UX, definiram bem suas metas logo no início do projeto e acompanharam as métricas observaram um aumento médio de 83% nos KPIs.

Uma boa forma de analisar o retorno do investimento em UX é medir o antes e o depois das mudanças que foram executadas a partir de metas definidas. Vamos a alguns exemplos de metas e quais métricas podem ser usadas para avaliar se elas estão sendo alcançadas:

Meta: Melhorar a performance do produto/serviço/sistema

O que medir:

  • O número de erros cometidos
  • A facilidade de uso
  • A facilidade de aprendizado
  • O tráfego/número de visitantes
  • O número de visitantes que retornam, quando apropriado (retenção de usuários)

Meta: Aumentar a exposição

O que medir:

  • O número de novos usuários (capacidade de atrair usuários)
  • O número de visitantes vindos de buscadores

Meta: Aumentar a credibilidade

O que medir:

  • O nível de satisfação do usuário
  • O nível de confiança no sistema
  • O número de visitantes que vêm por recomendação

Meta: Reduzir custos e sobrecarga de trabalho

O que medir:

  • Custos com desenvolvimento
  • Custos com a documentação do projeto
  • Custos de manutenção
  • Gastos com redesign
  • Gastos com suporte
  • Gastos com treinamento (ex: em sistemas de SAC e intranets)

Meta: Aumentar as vendas

O que medir:

  • Número de vendas ou de transações no site
  • Número de vendas de produtos diferentes para um mesmo usuário

Para não esquecer

Lembre-se de definir quais são suas metas e quais métricas são necessárias para saber se eles estão sendo atingidas ou não. Compare os números antes e depois de investir em UX: você pode se surpreender com os resultados.

Inspirado no infográfico de Frank Spillers “Making a Strong Business case for the ROI of UX” — Experience Dynamics Blog