Resultados divulgados pelo diretor de Produto do Google, Luke Wroblewski

Sempre que fizer testes de usabilidade, entrevistas com utilizadores, user journeys…, e isso resultar na implementação de mudanças ou melhorias na interface, não esqueça de medir (e mostrar) os resultados para o negócio.

Eu costumo dizer que o profissional de UX precisa de ter 3 olhos! É uma brincadeira para se lembrar que quem trabalha com User Experience tem que estar atento ao utilizador, ao negócio (empresa) e ao mercado. A boa Experiência de Utilização depende da consideração equilibrada dessas 3 “visões”.

O reconhecimento e a valorização das atividades de UX dentro da empresa vêm dos resultados reais para o negócio. Por isso, é fundamental medir tudo, antes e depois das melhorias implementadas a partir de estudos de UX.

As métricas podem ser muito simples, como, por exemplo, a frequência de utilização bem sucedida de determinada funcionalidade pelos clientes.

Nem sempre é fácil calcular o ganho financeiro correspondente a uma melhoria numa métrica, mas muitas vezes é a demonstração desse ganho que vai convencer a alta direção a investir em UX.

Peça ajuda à área de custos/financeira: eles sabem, por exemplo, qual é o ganho médio esperado de cada vez que uma pessoa se torna cliente da empresa (depois de conseguir fazer aquele registo que antes ninguém conseguia fazer!), ou qual o custo médio dos atendimentos no Call Center (que passaram a ser em menor quantidade depois da melhoria que permitiu aos clientes encontrarem aquela informação X que ninguém encontrava nos testes de usabilidade).

Provavelmente, estimar estes ganhos será menos complicado do que imagina: encontrará o “caminho” quando começar.