Já vi protótipo de caixa eletrônico feito com caixas de papelão; de smartwatch com fita adesiva colada no pulso e post-its; de aplicativo com adesivos colados num molde de papel do aparelho. Quando os participantes chegam para testar um protótipo desses, primeiro acham tudo muito estranho, depois pensam que é uma brincadeira e no final saem satisfeitos por terem ajudado a melhorar um produto que ainda nem foi lançado.

O que os participantes sentem é o que as empresas deveriam sentir. Criar protótipos pode parecer uma brincadeira estranha, mas é uma técnica eficaz para ajudar a criar produtos de sucesso.

Na fase inicial de um projeto, você prototipa, testa com usuários, muda o protótipo (de acordo com os resultados dos testes), testa de novo… e repete quantas vezes forem necessárias.

_”Não há tempo para isso!” é o que mais se ouve. Na verdade o tempo que se usa para prototipar e testar pode significar uma economia de dias, semanas ou até meses de refações lá na frente, quando o custo de mudar algo é muito mais alto do que nas etapas iniciais de um projeto. Ou pode ainda significar o pior caso de todos: deixar de prototipar e de avaliar o produto com os usuários para depois descobrir que os usuários não querem aquele produto, não precisam dele, e o produto fracassar.

E serviços? Dá para prototipar um serviço? Claro que dá. Sempre deu.

O diretor da agência Hellon de Service Design, Markus Hohl, publicou no Linkedin e os designers da comunidade de Service Design de Portugalcompartilharam no Facebook uma cena genial do filme “Fome de Poder” (The Founder), que mostra um protótipo de um serviço revolucionário.

A cena mostra os irmãos fundadores do Mac Donald’s, lá nos anos 50, montando um protótipo do que viria a ser o atendimento fast food numa quadra de tênis. Eles prototiparam o serviço, testaram, refizeram o protótipo várias vezes e retestaram, até chegar num modelo que funcionasse.

E como funcionou!

O que aconteceu depois é outra história. Sem spoiler!

Se você ainda não viu, assista. É um daqueles filmes de Hollywood deliciosos, perfeitos para se largar no sofá e aproveitar o momento de lazer.