Pawel Jurdeczka, um dos mais de 2 mil profissionais certificados UX-PM pelo mundo, postou na internet o texto abaixo sobre por que ele decidiu fazer a Certificação UX-PM e o que ele obteve com o treinamento. Veja o depoimento dele (o post foi adaptado do inglês para o português):
Treinamento e Certificação UX-PM: vale a pena?
“Um certificado em UX faz algum sentido? ‘Sem utilidade, a prática sempre supera a academia!’ ‘É apenas para levar seu dinheiro.’ ‘Tem tudo online.’
Estes foram alguns dos comentários que eu vi na internet. Apesar de toda essa raiva, decidi me inscrever na Certificação UX-PM Nível 1, a certificação internacional em UX da UXalliance.
Marco Zero
Um dos principais riscos em relação ao aprendizado do zero, por conta própria, é que, como você aprende um pouco aqui e outro pouco ali, você não tem uma visão completa e estruturada do assunto que deseja explorar.
Minha experiência mostra que não é possível obter um entendimento (ou um conhecimento aprofundado) sem aqueles dados bem estruturados que podem ser facilmente acessados a partir do banco de dados que fica entre os nossos dois ouvidos. Quanto mais referências o seu cérebro encontrar depois de uma consulta, melhor. Quanto melhor for a qualidade dessas referências, maior é o número de respostas amigáveis e amadurecidas que podem ser obtidas.
Contêiner mental
Parece que desta vez eu acertei na mosca. Como o treinamento UX-PM é ministrado por profissionais com muitos anos de prática, eu consegui obter respostas completas, de qualidade, com base em experiências reais, para todas as minhas perguntas.
Além disso, todos os materiais discutidos foram apresentados de uma forma muito fácil de acompanhar, o que no final resultou numa espécie de clique na minha mente -‘Ah, agora eu finalmente entendi’ 🙂
Para ser franco, eu acabei descobrindo que eu não sei muito, mas eu sinto que agora tenho um bom ponto de partida.
Apenas para visualizar melhor, lançando mão dos 4 estágios de competência (veja abaixo), eu identifico que agora estou no estágio de consciência de que falta uma habilidade, quer dizer, ‘Eu estou ciente do que eu realmente não sei’.
A Certificação UX-PM apresentou métodos, técnicas e processos, a partir de uma timeline de um projeto. Boa ideia! Como eu tenho trabalhado com projetos e produtos nos últimos 6 anos, essa foi uma abordagem extremamente benéfica para mim. Essa referência não só me ajudou a encaixar novos problemas dentro de algo que eu conheço bem, mas também me ajudou a desprezar toda a bagunça que eu fazia com as técnicas de UX. Resumindo numa imagem, o que aconteceu foi isto:
No final
Mesmo que muitas caixas ainda estejam meio vazias, elas parecem estar bem organizadas e prontas para serem preenchidas com novas informações 🙂
Pawel Jurdeczka, Agile Product Management Consultant, Poland
(Texto original aqui, em inglês)