Nossa equipe tem recebido algumas perguntas e dúvidas sobre a certificação UX-PM. Por isso, além de responder individualmente, colocamos aqui 5 respostas principais no intuito de ajudar quem está pensando em fazer a certificação internacional em UX.
1. O que eu preciso para ter a certificação completa, ou seja, os três níveis de certificação da UXalliance? É necessário fazer provas ou apenas frequentar os cursos?
A UX-PM Certification é ministrada em 3 níveis. Para o nível 1 não há pré requisitos. Todos os profissionais das mais variadas funções em diversas áreas podem participar: Marketing, TI, Canais, Produto, Projetos, Inovação, BI, Comunicação, Design, UX etc.
Para participar dos níveis 2 e 3 é preciso fazer uma entrevista prévia ou ter participado do nível 1.
Em todos os níveis é necessário participar do treinamento presencial e ao final de cada um fazer o exame correspondente para receber cada um dos certificados.
2. Há algum tempo de espera entre uma certificação e outra (de cada nível)?
Às vezes há um espaço de tempo entre cada um dos 3 níveis. Outras vezes, os 3 níveis são ministrados um logo após o outro.
O intervalo entre os níveis pode variar e não afeta o aprendizado.
Você pode fazer os 3 níveis um em seguida do outro ou fazer apenas o nível 1 num primeiro momento e depois fazer os níveis 2 e 3 em outras turmas futuras.
3. Quanto eu precisaria investir para conseguir as três certificações?
As inscrições são abertas com bastante antecedência e o interessado que se inscreve cedo obtém desconto para cada nível.
Os valores de cada nível da certificação internacional em UX são diferentes para cada país. No Nível 1, por exemplo, podem variar de 1.400 Euros na França a 1.550 Dólares Canadenses no Canadá.
Em Portugal haverá um preço especial apenas para o lançamento da UX-PM em março de 2018. Para a primeira turma de cada um dos 3 níveis haverá um desconto promocional de 20%. As inscrições com desconto vão até o dia 1 de março.
Para ver os valores e datas de cada nível da UX-PM Certification em Portugal, clique aqui e acesse o site de inscrições.
4. Ao compreender melhor como UX Design funciona eu serei capaz de melhorar os serviços da minha empresa e atender melhor às pessoas que usam esses serviços?
Esse é o objetivo principal da certificação UX-PM: fornecer conhecimento e qualificação para que os profissionais possam aplicar na sua rotina de trabalho o que aprenderam.
Veja o que diz o instrutor Wojtek Chojnacki, da Polônia,
“Nós não esperamos que os participantes da Certificação UX-PM se transformem em especialistas em UX. Queremos que eles saibam como e quando introduzir UX nos projetos, como envolver os stakeholders, como gerenciar as atividades adequadas e como usar os resultados. Queremos que os profissionais passem do estágio ‘Eu sei do que se trata UX’ para ‘Eu sei como usar UX para obter maior valor de negócio para os meus projetos’.”
5. Tenho muitas dúvidas em relação a se vale a pena ou não me certificar. Onde eu posso aplicar UX Design?
Você pode aplicar UX aos projetos, produtos e serviços com os quais trabalha desde as primeiras etapas. O uso efetivo das metodologias e ferramentas de UX, integrando a visão do usuário desde as primeiras fases, permite criar produtos e serviços diferenciados e inovadores, que oferecem o que de fato os usuários/clientes/cidadãos precisam e que trazem retorno financeiro para a empresa.
A abordagem do Design Centrado no Usuário aumenta a performance global da empresa e ajuda a criar unidade entre os membros da equipe ao colaborar para criar uma visão comum.
Sobre as dúvidas se vale a pena obter a certificação, veja o que disseram alguns profissionais certificados em outros países:
“Como fiz as 3 certificações, posso dizer o que cada nível me proporcionou:
UX-PM 1: Conhecimentos gerais sobre UX.
UX-PM 2: Excelente imersão no tema UX e em suas metodologias.
UX-PM 3: Voltado para gestores de UX, abordando temas como: desafio de emplacar UX nas organizações, construir times de UX, gerenciar UX como um negócio etc.”
Ana P., Gerente de Canais Digitais, Banco Itaú
“A Certificação UX-PM apresentou métodos, técnicas e processos, a partir de uma timeline de um projeto. Boa ideia! Como eu tenho trabalhado com projetos e produtos nos últimos 6 anos, essa foi uma abordagem extremamente benéfica para mim. Essa referência não só me ajudou a encaixar novos problemas dentro de algo que eu conheço bem, mas também me ajudou a desprezar toda a bagunça que eu fazia com as técnicas de UX.”
Pawel J., Agile Product Management Consultant
“A certificação UX-PM ajuda a ter uma perspectiva melhor de como medir os benefícios de UX. Melhora os argumentos que podemos usar para convencer a empresa que UX não é custo e sim investimento.”
Suzana S., UX — Estratégia, Caixa Seguradora
“É uma certificação muito prática, que mostra onde os gerentes devem focar: no usuário e nos stakeholders. Não se trata apenas de obter conhecimento útil mas de entender toda uma filosofia que permite criar produtos de sucesso.”
Magdalena T., Gerente de Projetos, CEE Equity Partners
“Eu tenho pouco conhecimento sobre o assunto, e a certificação me trouxe informações que poderei utilizar no meu dia-a-dia profissional.”
André R., Analista Programador, Samtronic equipamentos médicos
“A Certificação UX-PM é a combinação perfeita de teoria e prática, ministrada com profissionalismo. Esses 2 dias de aprendizado permitem que você organize uma base de conhecimento que pode ser usada imediatamente tanto para atender seus clientes como para racionalizar os processos de design dentro da empresa. Definitivamente, recomendo a Certificação UX-PM.”
Bartosz S., UI Engineer, Samsung
Tem mais alguma pergunta? Mande para nós.