Esse é o título de uma reportagem publicada há poucos dias na revista Fortune e que traz informações impressionantes sobre as mudanças que tem ocorrido dentro da gigante de tecnologia em direção a User Experience.
Designers da IBM já participaram da certificação internacional UX-PM, então não era novidade para mim que a empresa vem ampliando o seu time de designers, mas me surpreendi com alguns detalhes que aparecem nessa reportagem.
Se você pensa na IBM como uma empresa de engenheiros, que coleciona patentes, fabrica mainframes e que se destaca no campo da Inteligência Artificial com a sua famosa plataforma Watson, vai se surpeender com o que está acontecendo lá dentro.
O maior time de design do mundo
A gigante de tecnologia IBM tem hoje 1.400 designers trabalhando em mais de 20 países que, segundo o jornalista da Fortune, é o maior time de design do mundo.
Em 2017 a companhia lançou um programa de treinamento em Design Thinking que forneceu a 90 mil funcionários conhecimentos básicos sobre essa “nova” metodologia de solução de problemas. E outros 21 mil funcionários estão participando de uma das 3 etapas avançadas do programa.
Aprender a pensar como designers
A IBM está treinando milhares de funcionários dos mais diferentes departamentos para que eles aprendam a pensar como designers.
“Pode parecer meio bobo, mas hoje, quando eu entro em diversos departamentos, eu vejo times de profissionais reunidos, discutindo em volta de ideias colocadas em postits”, disse Diane Paulenich, diretora da IBM que começou a trabalhar lá, no call center, há 32 anos, e participou do treinamento de Design Thinking.
Diane diz que já incorporou os processos de Design Thinking na sua rotina de trabalho, e os usa até mesmo quando está apenas fazendo um brainstorming com sua equipe. Passou a criar Mapa de Empatia com regularidade para as reuniões com clientes como uma técnica para não perder o foco de seu trabalho: “Não pense em você, Diana, pense nos clientes.”
“Good design is good business”
E por que uma empresa como a IBM está investindo em melhorar a experiência de seus clientes? Porque ela é um empresa líder de TI que foca na tecnologia, na qualidade, na inovação, e que compreende o valor que proporcionar boas experiências a seus clientes traz para o negócio.
Lá em 1973, o então CEO da companhia, Thomas Watson Jr., já dizia que o bom design gera bons negócios.
Hoje, o Head de Design, Phil Gilbert, enfatiza que o objetivo final de treinar esses milhares de funcionários para pensarem como designers é atender melhor os clientes e trazer um bom retorno financeiro: “As empresas não se preocupam com o design thinking por si só, elas se preocupam é em obter resultados positivos para o negócio.”.
Para ver a reportagem completa da Fortune em inglês, clique aqui.