Usabilidade

As métricas de usabilidade focam no quão fácil é para os utilizadores realizar tarefas no seu site ou aplicativo. Essas métricas incluem o tempo na tarefa, a taxa de sucesso nessa tarefa e a facilidade de realizá-la. É possível também incluir métricas mais específicas, tais como, reconhecimento de ícones, navegação em menus, performance da busca etc.

Com um teste qualitativo de usabilidade é possível analisar fluxos e interações e os sentimentos envolvidos, como por exemplo, satisfação, frustração e hesitação.

Os testes de usabilidade são a técnica mais utilizada para verificar o quanto uma interface é fácil de usar. Em geral é uma metodologia qualitativa, onde um especialista observa entre 5 e 12 usuários realizarem tarefas no site ou aplicativo. Para obter métricas é necessário realizar os testes de usabilidade com amostras maiores — no mínimo 20 utilizadores.

Também se pode obter dados quantitativos com testes de usabilidade. Para isso são realizados testes remotos não moderados, através de ferramentas online, para obter métricas específicas. Neste caso os estudos normalmente são feitos com 100 ou mais utilizadores.

Engajamento

O engajamento é uma das métricas mais utilizadas em vários sites. Entendê-la pode trazer uma contribuição real para avaliar o quanto as pessoas interagem com um site ou aplicativo: quanta atenção dedicam a ele, quanto tempo gastam em determinado fluxo, quão felizes se sentem a respeito dele, o número de acessos da página ou até compartilhamento nas redes sociais.

O tempo é um fator essencial nas métricas de engajamento mas pode ser combinado com outras medições, como exibições de página, rolagem de determinados intervalos da página ou um fluxo de ação. O engajamento não é fácil de entender e produz melhores resultados quando combinado com percepções qualitativas.

Conversão

A conversão é a métrica mais utilizada e a que mais preocupa as empresas, porque mostra se o site está rendendo o esperado ou não. A conversão pode se referir ao número de vendas efetuadas, no caso de um ecommerce, ou a outros indicadores, como por exemplo: o número de pessoas que se cadastraram para receber uma newsletter ou o número de pessoas que clicaram numa propaganda.

A matemática é simples: dividi-se o número de vendas (ou de outro indicador) pelo número de visitantes que entraram no site e aí se obtém a taxa de conversão. Claro que pode ser mais complicado do que isso, mas esse é o conceito geral. Se o site recebeu 1.000 visitas e foram vendidos 10 produtos, a taxa de conversão foi de 10/1.000 = 1%.

Para saber porque sua taxa de conversão é baixa ou porque começou a cair de repente é recomendável realizar testes de usabilidade com utilizadores reais, típicos do público alvo, e observar como eles utilizam o site ou aplicativo, onde têm dúvidas, onde não sabem o que fazer e porque acabam desistindo.

Não adianta perguntar aos utilizadores por que eles desistiram da compra. É necessário observar o que eles fazem. Só assim você só vai saber mesmo porque seu site não converte, onde estão ocorrendo os problemas e o que deve ser feito para resolvê-los.