Para criar um protótipo, não basta procurar apenas pela melhor ferramenta de prototipagem, as mais novas, as mais usadas. A ferramenta é apenas um dos componentes do trabalho – como sempre.

O profissional responsável por criar protótipos precisa, claro, de conhecer as ferramentas disponíveis e, de preferência, ter mais de uma na sua “caixa de ferramentas”, para poder escolher a que vai usar para contemplar as especificidades de um determinado protótipo.

De que adianta ter uma ferramenta moderna, de marca, mas que não permite criar campos editáveis, quando o objetivo principal do protótipo é testar, por exemplo, o novo fluxo de registo?

“Mas é precisa editar campos num protótipo? Para quê? Não é só para ver se as pessoas entendem o que está ali?”, disparou no outro dia um profissional com o cargo de UX Designer.

Esse tipo de pergunta é um sinal de que é necessário aprender mais e melhor sobre protótipos.

 

O que é um protótipo?

Um protótipo é a primeira materialização de algo que você planeia construir. Em UX, um protótipo é o rascunho interativo das partes mais importantes do app ou do site que está a criar para testar com utilizadores reais. Normalmente, não se cria protótipos da app ou do site completamente porque, em primeiro lugar, é loucura e, em segundo lugar, é desnecessário, além de caro e demorado.

 

Ferramenta-UX-McDonalds

Teste dos fundadores do McDonalds do protótipo do atendimento fast food num campo de ténis, em 1950.

 

Por que fazer um protótipo?

Fazemos protótipos para verificar se o que está a ser criado corresponde às necessidades e expetativas do utilizador e do negócio, para identificar os problemas, para fazer ajustes e correções enquanto é fácil e mais barato, ou seja, antes de ir para o desenvolvimento.

 

Para que serve um protótipo?

Um protótipo serve para ser testado com utilizadores reais do público-alvo. Depois de apresentar e discutir o protótipo internamente com as partes interessadas no projeto, está na hora de o testar com quem de facto vai usar o sistema, produto ou serviço.

O protótipo serve para verificar se o produto atende a necessidades reais dos utilizadores, se é útil para eles, se permite que eles façam ali o que precisam com facilidade e eficiência, e para identificar a necessidade de correções, melhorias ou mesmo mudanças mais profundas.

O protótipo também serve para reduzir o risco de se desenvolver algo que as pessoas não querem, não precisam ou não valorizam. Todos os problemas que podem acontecer num produto, é melhor que aconteçam enquanto é um protótipo, porque o investimento até esse momento é baixo, e é possível corrigir, mudar ou mesmo abandonar o que for necessário, a um custo ainda bastante reduzido.

 

Como deve ser o protótipo?

Sabemos que alguns profissionais fazem protótipos lindos, bem trabalhados, quase com layout final, mas não o testam com utilizadores. Usam o protótipo apenas para apresentar o visual da ideia ao cliente ou para o diretor, o que pouco ajuda para melhorar a experiência para os utilizadores e os resultados para o negócio.

Um protótipo lindo e funcional seria o ideal para muitos, mas nem sempre isso é possível ou necessário. Depende dos objetivos a serem alcançados com o protótipo. Em geral, um protótipo não precisa ser nem muito bonito nem totalmente funcional.

Os profissionais de UX com visão de negócio farão toda a diferença no momento de decidir o que prototipar, se é um protótipo de baixa ou de alta fidelidade, que conteúdos já devem ser colocados no protótipo…

Se o mais importante para o negócio é o novo fluxo de registo de novos clientes, não faz sentido gastar horas e horas no visual do protótipo ou escolher uma ferramenta de prototipagem que não permite criar campos editáveis, mas que faz animações tão lindas!

Por outro lado, se o mais importante, no momento, for avaliar o impacto visual de uma mudança na interface, então será necessário dedicar várias horas ao visual do protótipo e, sim, trabalhar com uma ferramenta que permita criar animações perfeitas!

O importante é saber planear bem o protótipo, considerar os objetivos de negócio, os recursos e o tempo disponíveis e as ferramentas necessárias, sem esquecer que depois de testar o protótipo será necessário fazer ajustes, correções, melhorias, mudanças… e evoluir o protótipo, testar novamente…

Prototipar é uma atividade chave em UX. Fazer um bom protótipo implica decidir o quê e como prototipar, ou seja, vai muito além de escolher esta ou aquela ferramenta de prototipagem.

Como planear bem a etapa de prototipagem é um dos módulos da UX-PM Certification Nível 2 — Executando UX — inclusive com exercícios práticos de planejamento de um protótipo.

Quer aprender e praticar? Então, obtenha mais informações sobre o nível 2 da Certificação UX-PM e participe da próxima edição, dia 17 e 18 maio 2019.