Blog UX-PM Portugal
Blog da Certificação UX-PM Portugal com artigos sobre User Experience para gestores de projeto e outros profissionais que querem aprender como aplicar UX no seu trabalho.User Research em Agile
Este é um artigo sobre UX em contexto de desenvolvimento ágil de software (Agile). Ao longo do texto serão utilizados alguns termos comuns. O dia a dia de um user researcher varia, como em qualquer outra profissão, consoante o local/cliente em que está...
O que são KPIs de UX
Os esforços dos profissionais de UX são direcionados para a melhoria da qualidade das interações do utilizador e para aumentar a sua satisfação em geral. Embora essas melhorias nem sempre sejam quantificadas, há uma necessidade crescente dentro das empresas de medir o...
Cada palavra conta muito em mobile
Uma só palavra ou expressão conta muito a favor ou contra a experiência do utilizador em mobile. Quando falamos em experiência do utilizador (UX), devemos associar UX Writing a UI (User Interface) Design. A forma como apresentamos os textos em mobile e a escolha das...
A segunda versão de um briefing é a mais importante
Recorrentemente, existem dois momentos principais na receção de um briefing (e os briefings de UX não são exceção). O primeiro é o momento em que o briefing é entregue e analisado, o segundo é a desconstrução e reconstrução do briefing, em conjunto com o cliente, de...
Boas práticas no design de formulários
Todos nós, numa rotina cada vez mais diária, deparamo-nos com formulários que temos de preencher, tanto online, como em papel. Do gigante e mal-amado IRS, à adesão a um seguro de saúde, um simulador de crédito habitação, um simples post no Facebook, o rotineiro...
Testemunhos dos profissionais certificados em Portugal
A Certificação UX-PM é dada em Portugal desde março de 2018, pela MSUX e pela Tangível. Neste momento, já existem mais de 90 profissionais certificados em Portugal, de áreas e empresas muito distintas. Conheça algumas das suas opiniões sobre a Certificação UX-PM:...
O preço de contrariar o modelo mental do utilizador
Quando recebe o telemóvel novo que acabou de comprar, olha para ele com vários pressupostos, e começa a usá-lo com base no que já sabe, conhece ou teve experiência anteriormente. Uma pessoa que nunca tenha tido um telemóvel e que vai usá-lo pela primeira vez também...
De Web Designer a UX Designer: uma mudança de carreira, uma mudança de foco
Em 2001, nunca tinha ouvido ou lido sobre experiência do utilizador (UX). O foco, enquanto Web Designer, estava nos requisitos do projecto, na tecnologia e na marca. Ao longo de 18 anos de carreira, tenho aprendido a focar-me no utilizador. Mudar de Web Designer para...
A última etapa da conquista do cliente – benchmark global
Lojas online de diferentes países têm dedicado uma atenção especial aos processos de entrega dos produtos que o consumidor compra pela internet, porque essa é a etapa final da experiência de compra, onde a empresa tem a última oportunidade de deixar uma imagem...
Pelo mundo em 36 apps de e-commerce – benchmark global
Benchmark global realizado em 18 países O estudo "Global Retail Benchmark - Analysis of Customer Journeys" foi realizado em 2018 por especialistas em UX de empresas associadas à UXalliance, incluindo a Mercedes Sanchez UX Research - MSUX no Brasil, para identificar...
Mude mas não mude depressa demais
Quando um produto ou serviço chega a uma fase em que precisa de mudar, seja porque a tecnologia na qual se baseia está obsoleta ou simplesmente porque o mercado mudou, é uma tentação avançar diretamente para a fase de desenho. No entanto, quando se cumpre esse desejo,...
Números comprovam que UX Design gera lucro para as empresas
O Design apoiado em boas práticas de UX aumenta em 10% o lucro das empresas e em 21% o retorno para os acionistas. Este é o resultado de um estudo divulgado recentemente, realizado por uma grande consultora global de negócios, com a participação de 300 empresas de...
Prototipagem – porque é importante
A indústria está em constante crescimento e as alterações nos produtos estão a acontecer a alta velocidade. Mais do que nunca, precisamos de testar ideias antes de as implementar, de forma a economizar tempo e a melhorar a eficiência no desenvolvimento dos produtos....
Onde falha a comunicação
Ao longo dos últimos anos, tenho vindo a constatar que a maioria dos problemas das organizações deve-se, fundamentalmente, a uma comunicação ineficaz entre as pessoas. Mesmo na área de Experiência de Utilização (UX), cujo foco é o “Design Centrado no Humano” (HCD),...
UX como vantagem competitiva em todo o tipo de negócios
A revista norte americana "The Atlantic" publicou recentemente uma longa reportagem sobre o investimento da Ford na melhoria da experiência do utilizador como parte importante da estratégia para ganhar uma vantagem competitiva e sair da crise em que está imersa há...
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