Blog UX-PM Portugal

Blog da Certificação UX-PM Portugal com artigos sobre User Experience para gestores de projeto e outros profissionais que querem aprender como aplicar UX no seu trabalho.
User Research em Agile

User Research em Agile

Este é um artigo sobre UX em contexto de desenvolvimento ágil de software (Agile). Ao longo do texto serão utilizados alguns termos comuns.   O dia a dia de um user researcher varia, como em qualquer outra profissão, consoante o local/cliente em que está...

O que são KPIs de UX

O que são KPIs de UX

Os esforços dos profissionais de UX são direcionados para a melhoria da qualidade das interações do utilizador e para aumentar a sua satisfação em geral. Embora essas melhorias nem sempre sejam quantificadas, há uma necessidade crescente dentro das empresas de medir o...

Cada palavra conta muito em mobile

Cada palavra conta muito em mobile

Uma só palavra ou expressão conta muito a favor ou contra a experiência do utilizador em mobile. Quando falamos em experiência do utilizador (UX), devemos associar UX Writing a UI (User Interface) Design. A forma como apresentamos os textos em mobile e a escolha das...

Boas práticas no design de formulários

Boas práticas no design de formulários

Todos nós, numa rotina cada vez mais diária, deparamo-nos com formulários que temos de preencher, tanto online, como em papel. Do gigante e mal-amado IRS, à adesão a um seguro de saúde, um simulador de crédito habitação, um simples post no Facebook, o rotineiro...

Mude mas não mude depressa demais

Mude mas não mude depressa demais

Quando um produto ou serviço chega a uma fase em que precisa de mudar, seja porque a tecnologia na qual se baseia está obsoleta ou simplesmente porque o mercado mudou, é uma tentação avançar diretamente para a fase de desenho. No entanto, quando se cumpre esse desejo,...

Prototipagem – porque é importante

Prototipagem – porque é importante

A indústria está em constante crescimento e as alterações nos produtos estão a acontecer a alta velocidade. Mais do que nunca, precisamos de testar ideias antes de as implementar, de forma a economizar tempo e a melhorar a eficiência no desenvolvimento dos produtos....

Onde falha a comunicação

Onde falha a comunicação

Ao longo dos últimos anos, tenho vindo a constatar que a maioria dos problemas das organizações deve-se, fundamentalmente, a uma comunicação ineficaz entre as pessoas. Mesmo na área de Experiência de Utilização (UX), cujo foco é o “Design Centrado no Humano” (HCD),...

A Tangível e MSUX uniram-se para trazer a Certificação UX-PM, da UXalliance, para Portugal.
Rede internacional de empresas de UX responsável pela UX-PM Certification em mais de 20 países.
A Tangível, Usabilidade e Design de Interação, Lda é uma entidade formadora certificada pela DGERT na área de educação e formação: 214 – Design.