Blog UX-PM Portugal
Blog da Certificação UX-PM Portugal com artigos sobre User Experience para gestores de projeto e outros profissionais que querem aprender como aplicar UX no seu trabalho.![User Research em Agile](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/09/User-Research-em-Agile-1200x628-V2-1080x628.png)
User Research em Agile
Este é um artigo sobre UX em contexto de desenvolvimento ágil de software (Agile). Ao longo do texto serão utilizados alguns termos comuns. O dia a dia de um user researcher varia, como em qualquer outra profissão, consoante o local/cliente em que está...
![O que são KPIs de UX](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/09/O-que-são-KPIs-de-UX-1080x675.png)
O que são KPIs de UX
Os esforços dos profissionais de UX são direcionados para a melhoria da qualidade das interações do utilizador e para aumentar a sua satisfação em geral. Embora essas melhorias nem sempre sejam quantificadas, há uma necessidade crescente dentro das empresas de medir o...
![Cada palavra conta muito em mobile](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/09/cada-palavra-conta-muito-no-mobile-1080x651.png)
Cada palavra conta muito em mobile
Uma só palavra ou expressão conta muito a favor ou contra a experiência do utilizador em mobile. Quando falamos em experiência do utilizador (UX), devemos associar UX Writing a UI (User Interface) Design. A forma como apresentamos os textos em mobile e a escolha das...
![A segunda versão de um briefing é a mais importante](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/07/wordpress-img@2x-1080x675.png)
A segunda versão de um briefing é a mais importante
Recorrentemente, existem dois momentos principais na receção de um briefing (e os briefings de UX não são exceção). O primeiro é o momento em que o briefing é entregue e analisado, o segundo é a desconstrução e reconstrução do briefing, em conjunto com o cliente, de...
![Boas práticas no design de formulários](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/07/Boas-práticas-no-Design-de-Formulários-cover-photo-1080x631.png)
Boas práticas no design de formulários
Todos nós, numa rotina cada vez mais diária, deparamo-nos com formulários que temos de preencher, tanto online, como em papel. Do gigante e mal-amado IRS, à adesão a um seguro de saúde, um simulador de crédito habitação, um simples post no Facebook, o rotineiro...
![Testemunhos dos profissionais certificados em Portugal](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/07/Profissionais-certificados-Portugal-featured-image-1080x628.png)
Testemunhos dos profissionais certificados em Portugal
A Certificação UX-PM é dada em Portugal desde março de 2018, pela MSUX e pela Tangível. Neste momento, já existem mais de 90 profissionais certificados em Portugal, de áreas e empresas muito distintas. Conheça algumas das suas opiniões sobre a Certificação UX-PM:...
![O preço de contrariar o modelo mental do utilizador](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/07/O-preço-de-contrariar-o-modelo-mental-do-utilizador-1080x568.jpeg)
O preço de contrariar o modelo mental do utilizador
Quando recebe o telemóvel novo que acabou de comprar, olha para ele com vários pressupostos, e começa a usá-lo com base no que já sabe, conhece ou teve experiência anteriormente. Uma pessoa que nunca tenha tido um telemóvel e que vai usá-lo pela primeira vez também...
![De Web Designer a UX Designer: uma mudança de carreira, uma mudança de foco](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/06/De-web-designer-a-UX-designer-1080x628.png)
De Web Designer a UX Designer: uma mudança de carreira, uma mudança de foco
Em 2001, nunca tinha ouvido ou lido sobre experiência do utilizador (UX). O foco, enquanto Web Designer, estava nos requisitos do projecto, na tecnologia e na marca. Ao longo de 18 anos de carreira, tenho aprendido a focar-me no utilizador. Mudar de Web Designer para...
![A última etapa da conquista do cliente – benchmark global](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/06/A-última-etapa-da-conquista-do-cliente-benchmark-global-1080x568.png)
A última etapa da conquista do cliente – benchmark global
Lojas online de diferentes países têm dedicado uma atenção especial aos processos de entrega dos produtos que o consumidor compra pela internet, porque essa é a etapa final da experiência de compra, onde a empresa tem a última oportunidade de deixar uma imagem...
![Pelo mundo em 36 apps de e-commerce – benchmark global](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/06/Pelo-mundo-em-36-apps-de-e-commerce-1080x675.png)
Pelo mundo em 36 apps de e-commerce – benchmark global
Benchmark global realizado em 18 países O estudo "Global Retail Benchmark - Analysis of Customer Journeys" foi realizado em 2018 por especialistas em UX de empresas associadas à UXalliance, incluindo a Mercedes Sanchez UX Research - MSUX no Brasil, para identificar...
![Mude mas não mude depressa demais](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/05/mude-mas-não-mude-depressa-demais-a-importância-de-user-research-1080x628.jpg)
Mude mas não mude depressa demais
Quando um produto ou serviço chega a uma fase em que precisa de mudar, seja porque a tecnologia na qual se baseia está obsoleta ou simplesmente porque o mercado mudou, é uma tentação avançar diretamente para a fase de desenho. No entanto, quando se cumpre esse desejo,...
![Números comprovam que UX Design gera lucro para as empresas](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/05/UX-design-lucro.png)
Números comprovam que UX Design gera lucro para as empresas
O Design apoiado em boas práticas de UX aumenta em 10% o lucro das empresas e em 21% o retorno para os acionistas. Este é o resultado de um estudo divulgado recentemente, realizado por uma grande consultora global de negócios, com a participação de 300 empresas de...
![Prototipagem – porque é importante](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/05/imagem-1080x675.jpg)
Prototipagem – porque é importante
A indústria está em constante crescimento e as alterações nos produtos estão a acontecer a alta velocidade. Mais do que nunca, precisamos de testar ideias antes de as implementar, de forma a economizar tempo e a melhorar a eficiência no desenvolvimento dos produtos....
![Onde falha a comunicação](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/05/onde-falha-a-comunicação-1080x675.jpg)
Onde falha a comunicação
Ao longo dos últimos anos, tenho vindo a constatar que a maioria dos problemas das organizações deve-se, fundamentalmente, a uma comunicação ineficaz entre as pessoas. Mesmo na área de Experiência de Utilização (UX), cujo foco é o “Design Centrado no Humano” (HCD),...
![UX como vantagem competitiva em todo o tipo de negócios](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2019/05/experiência-do-utilizador-o-caso-da-ford-1080x489.png)
UX como vantagem competitiva em todo o tipo de negócios
A revista norte americana "The Atlantic" publicou recentemente uma longa reportagem sobre o investimento da Ford na melhoria da experiência do utilizador como parte importante da estratégia para ganhar uma vantagem competitiva e sair da crise em que está imersa há...
▸ E-mail: academy@tangivel.com
▸ Telefone: 217 161 634
![](https://uxpm.pt/wp-content/uploads/2018/08/símbolo_dgert_entidadeformadora_certificada_190px.png)