Profissionais de UX estão cada vez mais requisitados, o que é um bom sinal. O problema é como eles estão sendo requisitados. Em muitas (grandes) empresas, o não entendimento ou ainda pior, o entendimento equivocado, sobre o que esperar de um profissional de User Experience estão gerando anúncios de emprego que chegam a ser constrangedores.
Alguns profissionais se irritam, reclamam e até xingam nos posts dos anúncios, sem pudor, e muitas vezes, com razão.
Em geral falta às empresas e aos responsáveis pelo recrutamento e seleção conhecimento e informação sobre o que é User Experience, em primeiro lugar. E a confusão sobre que tipo de profissional é adequado para os projetos da empresa é generalizada.
Na dúvida, a saída é pedir tudo que é coisa para os candidatos a uma vaga de UX, seja um júnior ou um sênior.
Essa estratégia é ruim para os candidatos e para as empresas. Ao não conhecer as habilidades e conhecimentos necessários para tocar diferentes projetos de UX, as empresas acabam demorando mais, gastando mais para contratar e correndo um risco maior de selecionar um profissional inadequado para a função.
Montar um time de UX demanda conhecimento, planejamento e organização tanto das equipes de recrutamento e seleção como dos responsáveis pela criação das vagas.
É por isso que no Nível 3 da Certificação UX-PM — Liderando UX — dedicamos um módulo inteiro para explicar o que fazem os (maravilhosos) profissionais de UX, quais as habilidades existentes, que tipo de atividades cada profissional pode executar e quais os resultados que se pode esperar para os diferentes tipos de profissional.
No site da MSUX, você encontra todas as informações sobre a Certificação UX-PM e sobre o conteúdo do Nível 3 — Liderando UX.