A gestão de design, tradicionalmente usa a abordagem de Design Thinking para desenvolver produtos e projetos que causem impacto na vida das pessoas, crie fidelidade à marca e gere lucro para as empresas. No entanto, além da empatia, do design centrado no cliente, das iterações criativas e da mentalidade disruptiva, o Design Thinking tem mais para oferecer para as empresas modernas: um meio de cultivar a criatividade e a inovação.
“O Design Thinking é um sistema que soma a sensibilidade e os métodos do designer, com as necessidades das pessoas e com o que é tecnicamente viável, e um negócio viável pode se converter em valor para o consumidor e em uma oportunidade de mercado.” (Tim Brown, IDEO)
Design Thinking é universal
Alguns dos conceitos de design thinking não devem ser exclusivos dos designers. Trabalho em equipe, ferramentas de pesquisa mais criativas e a constante iteração do pensamento deve ser praticada em toda a organização da empresa. A colaboração entre design e negócios cria uma plataforma poderosa e que funciona para melhorar todos os serviços e produtos da empresa e impulsionar a consciência inovadora.
Design Thinking é um meio de alinhamento
Ao otimizar a estrutura interna da empresa, a governança, a comunicação entre as áreas e as equipes, as ferramentas e tecnologias necessárias para o trabalho, os projetos avançam melhor. Quando a cultura da empresa se alinha com a marca, a empresa se abre para mais criatividade, agilidade e eficácia.
Design thinking cria um ambiente mais criativo
Os processos de Design Thinking fornecem uma linguagem centrada no cliente para discutir oportunidades para a empresa. A análise e o pensamento crítico usados durante a exploração do problema permitem que as empresas compreendam melhor os desafios e cheguem a soluções mais efetivas.
Design thinking é preditivo
O ponto de partida do Design Thinking é a compreensão dos cenários externos e internos da empresa. Leva em consideração não apenas mercado e concorrência mas dados sociais, culturais e contextuais. Esse processo ajuda a promover não só uma evolução tecnológica mas também ajuda a criar empresas que realmente mudam o mercado e a forma como as pessoas utilizam determinados produtos ou serviços. São exemplos desse tipo de empresa: Airbnb, Uber, Nubank, Netflix.
Design Thinking é experimental
A filosofia do Design Thinking é criar soluções a partir de uma perspectiva das necessidades do usuário e não através de abordagens mais tradicionais, como definição de mercado potencial e soluções baseada em ajustes.
O valor potencial do design é indiscutível: é uma ferramenta útil para ajudar a entender e enfrentar desafios complexos onde as abordagens mais analíticas parecem ser insuficientes.
Apesar de tudo, o Design Thinking é visto por algumas organizações como arriscado. Ironicamente, o século XXI com sua natureza volátil, incerta, complexa e ambígua é o momento certo para as empresas abraçarem a filosofia de Design Thinking.
Texto adaptado do inglês: “What is design thinking?” Design Management Institute