Criar uma experiência agradável para as pessoas, um produto bonito e fácil de usar, um serviço que aproxima os clientes da empresa e de seus ideais nem sempre é algo científico e pode fugir, muitas vezes, da lógica pela qual nos guiamos.
O Estudo Etnográfico é um método de pesquisa de UX derivado da Antropologia, em que os pesquisadores buscam entender o comportamento social de uma tribo ou de um grupo de pessoas que vivem juntas. Essa metodologia busca traçar padrões de comportamento para descrever e entender melhor essas sociedades. Adaptado para as pesquisas de UX, o método foi redesenhado para buscar padrões de consumo, hábitos, desejos e sentimentos com o objetivo de melhorar produtos e serviços que já existem ou de gerar insights de inovação.
A intenção é nos aproximar das pessoas em seus ambientes comuns: casa, trabalho, família, atividades de lazer, viagens e até nos meios de transporte. Dessa forma fica mais fácil criar a empatia necessária entre o nosso mundo de empresa, que cria produtos e serviços, e o mundo das pessoas que consomem esses produtos e serviços.
O Estudo Etnográfico é diferente de um Teste de Usabilidade ou de uma Entrevista em Profundidade realizados em laboratório. A Etnografia consiste na observação do cliente no cotidiano, no ambiente dele, fazendo as coisas que ele está habituado a fazer, com o mínimo de interferência do pesquisador.
A Certificação Internacional em UX, UX-PM 2 — “Executando UX” traz mais informações sobre o Estudo Etnográfico e também sobre outras ferramentas de UX, sempre com foco em projetos, como atingir os objetivos do negócio e como atender às demandas de mercado.