Blog UX-PM Portugal
Blog da Certificação UX-PM Portugal com artigos sobre User Experience para gestores de projeto e outros profissionais que querem aprender como aplicar UX no seu trabalho.IA & UX: a inteligência artificial ao serviço da experiência
A inteligência artificial (IA) tem um potencial elevado para transformar a experiência humana, tal como a conhecemos atualmente. Pode facilitar ou automatizar a realização de algumas tarefas, melhorar a capacidade de recebermos informação e de responder às diferentes...
Persuasão e empatia: o que o UX design pode aprender com o storytelling
Desde as pinturas de caçadas nas paredes das cavernas aos posts no Instagram, se há coisa que a humanidade sempre fez foi contar histórias. É a forma como criamos laços e ganhamos a confiança do outro. No centro das histórias, as pessoas. A abordagem é familiar. Vamos...
Qual é o valor do estudo etnográfico em projetos de Human-Centered Design?
A abordagem Human-Centered Design (HCD) Human-Centered Design (design centrado no ser humano) é uma abordagem que coloca as necessidades das pessoas que interagem com um sistema no centro da análise. A ideia essencial é que, antes de desenhar uma solução para um grupo...
Dicas sobre testes de usabilidade remotos – UXalliance
Muitos profissionais de UX têm-se focado mais em métodos de research presenciais, e por isso a experiência em estudos remotos pode ser limitada. Nesse sentido, os profissionais da UXalliance estão a escrever uma série de artigos sobre estudos remotos. Este artigo...
6 lições dos meus primeiros 6 meses como UX writer
Em 2017 li, pela primeira vez, o termo “UX writing”. Segundo a Google, uma das primeiras grandes empresas a apostar na contratação de UX writers, o papel deste profissional de UX consiste em: “Transmitir a voz da marca e moldar a experiência do produto através de uma...
As entrevistas “sensíveis”
Como podemos esperar manter uma conversa produtiva, quer estejamos em ambiente de UX ou pesquisa exploratória para Service Design, e daí retirar bons insights quando o nosso objeto de estudo é, por natureza, sensível? A probabilidade de sermos mal interpretados cresce...
Preparar um teste de usabilidade presencial
Temos o nosso teste de usabilidade planeado, o guião criado e testado, o recrutamento de participantes já começou. Por esta altura, os cozinheiros franceses iniciam religiosamente a mise en place - limpam, cortam, pesam e organizam metodicamente todos os ingredientes...
UX research em tempos de COVID-19
Quando as proibições de viagem foram anunciadas e o distanciamento social se tornou uma norma, os alarmes começaram a soar na comunidade de UX, em particular na área de research. Interação pessoal e comunicação estão no coração do que fazemos. O que acontece quando...
Como criar empatia com os utilizadores, realmente
Empatia é uma das palavras da moda. Em blogs, reuniões e apresentações corporativas, é comum ouvir UXers, designers e inúmeros outros profissionais pedir para “criar empatia com o nosso cliente”. Se, por um lado, isso é positivo, pois pelo menos a palavra passou a...
User Experience e Sustentabilidade Ambiental
Nos últimos anos, a preocupação com questões ambientais tem ganhado cada vez mais peso. Tem sido uma evolução constante, que está, finalmente, a atingir a dimensão necessária face à gravidade do problema. Provavelmente, o crescimento deve-se à maior visibilidade das...
Infografia: O caminho de formação em UX com a Certificação UX-PM
3 perguntas que nunca deve fazer numa entrevista em UX Research
Este não é um título (apenas) para atrair mais leitores, é uma lição que deve ser aprendida por quem faz ou planeia fazer UX Research e precisa de entrevistar pessoas - utilizadores, clientes, possíveis clientes ou até clientes do seu concorrente. Para começar, é...
Para além da acessibilidade às TIC: a usabilidade
"Para além da acessibilidade às TIC: a usabilidade" - artigo publicado originalmente em abril de 2012 na revista "Ingenium – A Engenharia Portuguesa em revista” Há alguns anos, tive uma experiência insólita num aeroporto. Precisava de um daqueles carrinhos para...
Usabilidade — porquê investir?
“Life is too short to click on things you don’t understand.” — Jakob Nielsen Todos nós já tivemos um “daqueles” dias, em que parece que, por azar, nada funciona. Acordamos atrasados porque, afinal, o despertador do nosso novo telefone, que achávamos ter...
O caminho das pedras (depois de UX research)
Como trabalhar aquele monte de informação sobre os utilizadores que se obtém depois de fazer UX research? E como reunir toda essa informação de modo a que faça sentido para todos os profissionais interessados no projeto e que deixe claro quais os benefícios para o...
▸ E-mail: academy@tangivel.com
▸ Telefone: 217 161 634