Blog UX-PM Portugal

Blog da Certificação UX-PM Portugal com artigos sobre User Experience para gestores de projeto e outros profissionais que querem aprender como aplicar UX no seu trabalho.
Como dar más notícias aos clientes

Como dar más notícias aos clientes

Enquanto antropóloga de formação e sonhadora por princípio, sempre acreditei que deveríamos ser o mais transparentes possível na forma como levamos a nossa vida e o nosso trabalho. Ao longo do meu percurso profissional, como qualquer pessoa que conheço, fui-me...

O desenrolar da complexidade

O desenrolar da complexidade

Imagem: http://www.complexityandotherbeasts.com/#complexity/   A cada objeto, a cada site ou aplicação, a cada serviço ou processo – a cada torradeira, consulta de dermatologia no Hospital de Coimbra ou contratação online de um seguro de saúde – está associada...

A questão não é a ferramenta, apenas

A questão não é a ferramenta, apenas

Para criar um protótipo, não basta procurar apenas pela melhor ferramenta de prototipagem, as mais novas, as mais usadas. A ferramenta é apenas um dos componentes do trabalho - como sempre. O profissional responsável por criar protótipos precisa, claro, de conhecer as...

UX e Agile de mãos dadas

UX e Agile de mãos dadas

São como dois amigos que não poderiam ser mais diferentes um do outro em vários aspectos, mas que formam uma dupla imbatível quando se unem por uma causa comum. E qual a causa comum que une UX e Agile? É o foco no utilizador, nas pessoas que vão utilizar aquele...

O copy não salva o mundo

O copy não salva o mundo

Até há poucos anos atrás, falar na metodologia User-centered design a um cliente era apresentar-lhe um planeta novo e desconhecido. Era necessário, na maior parte dos casos, um longo trabalho de exposição para explicar o que é, a sua utilidade, mas, sobretudo, porque...

Métricas – O valor de UX em números

Métricas – O valor de UX em números

Resultados divulgados pelo diretor de Produto do Google, Luke Wroblewski Sempre que fizer testes de usabilidade, entrevistas com utilizadores, user journeys…, e isso resultar na implementação de mudanças ou melhorias na interface, não esqueça de medir (e mostrar) os...

Observe mais, pergunte menos

Observe mais, pergunte menos

Os métodos de research em UX são baseados principalmente na observação do que o utilizador faz. Pouco ou nada adianta perguntar o que o utilizador gosta quando o objetivo do estudo é obter inputs para as equipas de design, produto ou tecnologia. Perguntar aos...

Certificação em UX, vale a pena?

Certificação em UX, vale a pena?

O número de profissionais de UX continua a crescer em todo o mundo e no momento de seleção e recrutamento, tudo o que puder fazer a diferença é importante. Neste cenário, a certificação em UX ganha destaque. O último levantamento salarial, realizado pela UXPA (User...

UX vs CX: quem ganha com esta disputa?

UX vs CX: quem ganha com esta disputa?

Sabemos quem perde: o utilizador, o cliente, o consumidor, o cidadão… e, por consequência, o negócio. Antes de falar sobre UX  (User Experience) e CX (Customer Experience), é necessário entender bem os 2 conceitos. Só depois de compreender bem as duas abordagens é que...

A Tangível e MSUX uniram-se para trazer a Certificação UX-PM, da UXalliance, para Portugal.
Rede internacional de empresas de UX responsável pela UX-PM Certification em mais de 20 países.
A Tangível, Usabilidade e Design de Interação, Lda é uma entidade formadora certificada pela DGERT na área de educação e formação: 214 – Design.