Blog UX-PM Portugal
Blog da Certificação UX-PM Portugal com artigos sobre User Experience para gestores de projeto e outros profissionais que querem aprender como aplicar UX no seu trabalho.Como dar más notícias aos clientes
Enquanto antropóloga de formação e sonhadora por princípio, sempre acreditei que deveríamos ser o mais transparentes possível na forma como levamos a nossa vida e o nosso trabalho. Ao longo do meu percurso profissional, como qualquer pessoa que conheço, fui-me...
O desenrolar da complexidade
Imagem: http://www.complexityandotherbeasts.com/#complexity/ A cada objeto, a cada site ou aplicação, a cada serviço ou processo – a cada torradeira, consulta de dermatologia no Hospital de Coimbra ou contratação online de um seguro de saúde – está associada...
A questão não é a ferramenta, apenas
Para criar um protótipo, não basta procurar apenas pela melhor ferramenta de prototipagem, as mais novas, as mais usadas. A ferramenta é apenas um dos componentes do trabalho - como sempre. O profissional responsável por criar protótipos precisa, claro, de conhecer as...
UX e Agile de mãos dadas
São como dois amigos que não poderiam ser mais diferentes um do outro em vários aspectos, mas que formam uma dupla imbatível quando se unem por uma causa comum. E qual a causa comum que une UX e Agile? É o foco no utilizador, nas pessoas que vão utilizar aquele...
Uma reclamação por dia,
nem sabe o bem que lhe fazia
Ao longo da vida, cheguei à conclusão que as reclamações por escrito são das formas mais eficazes de expor problemas e, consequentemente, de melhorar a sociedade. Problemas esses que tanto podem ser: um buraco numa estrada por onde passamos todos os dias, que nos pode...
O copy não salva o mundo
Até há poucos anos atrás, falar na metodologia User-centered design a um cliente era apresentar-lhe um planeta novo e desconhecido. Era necessário, na maior parte dos casos, um longo trabalho de exposição para explicar o que é, a sua utilidade, mas, sobretudo, porque...
10 guidelines de usabilidade para a homepage do seu site de e-commerce
A sua empresa quer apostar no comércio eletrónico? Tome nota destas 10 guidelines de usabilidade especialmente direcionadas para sites de e-commerce, que o podem ajudar a aumentar as vendas online. 1. Não ter um logótipo, mas, sim, uma logomarca Quando as...
10 benefícios da Certificação UX-PM apontados pelos participantes de Portugal
Para ter uma ideia do impacto da Certificação UX-PM, nada melhor do que ouvir o que os próprios participantes têm a dizer. Aqui fica um breve apanhado dos key takeaways indicados pelos participantes da Certificação UX-PM realizada em Portugal durante 2018: O conteúdo...
UX-PM no panorama internacional
No que me toca, a minha experiência profissional, em 2018, foi ímpar. Tive a enorme sorte de poder tirar duas certificações internacionais de UX: a da Nielsen Norman Group e a da UXalliance - a UX-PM (para a qual fui certificado também como formador e que irei a...
Métricas – O valor de UX em números
Resultados divulgados pelo diretor de Produto do Google, Luke Wroblewski Sempre que fizer testes de usabilidade, entrevistas com utilizadores, user journeys…, e isso resultar na implementação de mudanças ou melhorias na interface, não esqueça de medir (e mostrar) os...
A ética em UX. Os designers não criam no vácuo
Nos últimos anos temos observado um crescimento constante da presença de UX e Design de Interação no desenvolvimento de produtos e serviços. Essa presença começa a transcender o layout e optimização de ecrãs e passa também a influenciar a informação que é fornecida às...
Observe mais, pergunte menos
Os métodos de research em UX são baseados principalmente na observação do que o utilizador faz. Pouco ou nada adianta perguntar o que o utilizador gosta quando o objetivo do estudo é obter inputs para as equipas de design, produto ou tecnologia. Perguntar aos...
O que dizem os profissionais já certificados
A UX-PM Certification é ministrada em Portugal e em mais 20 países. Já foram certificados mais de 3 mil profissionais pelo mundo. São profissionais com formações diferentes e que trabalham em diferentes áreas de negócio. Apresentamos alguns testemunhos desses...
Certificação em UX, vale a pena?
O número de profissionais de UX continua a crescer em todo o mundo e no momento de seleção e recrutamento, tudo o que puder fazer a diferença é importante. Neste cenário, a certificação em UX ganha destaque. O último levantamento salarial, realizado pela UXPA (User...
UX vs CX: quem ganha com esta disputa?
Sabemos quem perde: o utilizador, o cliente, o consumidor, o cidadão… e, por consequência, o negócio. Antes de falar sobre UX (User Experience) e CX (Customer Experience), é necessário entender bem os 2 conceitos. Só depois de compreender bem as duas abordagens é que...
▸ E-mail: academy@tangivel.com
▸ Telefone: 217 161 634